Histórico

A parceria para o desenvolvimento do projeto começou em 2007 e envolvia o CEDAPS - Centro de Promoção da Saúde, 11 associações integrantes da Rede de Comunidades Saudáveis/RJ e a empresa Johnson & Johnson do Brasil. Inicialmente intitulado “Mercado Saúde e Solidariedade” e depois “Projeto Elos – Desenvolvimento Saudável”, o projeto-piloto estava pautado em estratégias de negócios associados a práticas educativas e ao desenvolvimento comunitário.

Eram dois eixos complementares: i) eixo de comercialização porta a porta de produtos da Johnson & Jonhson do Brasil visando à geração de renda familiar e comunitária; ii) eixo de educação e saúde, com desenvolvimento de atividades nas comunidades.

Em março de 2009, em virtude da crise financeira mundial, a Jonhson & Johnson do Brasil decide postergar o eixo de comercialização de produtos e os parceiros envolvidos resolvem pela continuidade da iniciativa em sua vertente Educação e Saúde.

Desta forma, a proposta atual pretende ampliar a informação de moradores de comunidades populares sobre temas de interesse local identificados pelas associações comunitárias parceiras do projeto desde 2007. Através da realização de eventos comunitários, disponibilização de materiais educativos e informações gerais sobre promoção da saúde e temas afins, no próprio território popular através dos Núcleos Comunitários de Promoção da Saúde, pretende-se alcançar jovens, idosos, mulheres, mulheres grávidas, famílias e outros grupos, buscando a aquisição de habilidades e práticas mais saudáveis. O projeto busca ainda fortalecer as capacidades existentes nas próprias comunidades para garantir sustentabilidade à ação educativa local.