Eixos do Projeto

O Projeto Elos: Educação e Saúde em comunidades populares do Rio de Janeiro é desenvolvido em cinco eixos de atuação:

1- Estruturação de Núcleos Comunitários de Promoção da Saúde
Organização de espaço, equipamentos básicos, composição de acervo educativo a ser disponibilizado para consulta nas comunidades.

2 - Ciclo de Formação e Planejamento de Ações Locais
Desenvolvimento de oficinas temáticas para formação e atualização de agentes comunitários de promoção da saúde: Promoção da Saúde; Terceira idade; Saúde da Mulher; Gravidez e cuidados com o bebê; Meio Ambiente e Esporte e atividades físicas.

Este ciclo realizou ainda o seminário “Construção Compartilhada de Soluções em Saúde” – baseado em uma metodologia participativa para elaboração de planos locais de ação em promoção da saúde. Toda a ação do Cedaps é baseada em processos de Cooperação Técnica proporcionados por essa metodologia, cujo processo permite ainda a organização e interação de diferentes ações sociais em rede, fomentando e potencializando essencialmente a mobilização política dos movimentos organizados, gerando oportunidades para a sustentabilidade social da ação que realiza.

A metodologia capacita representantes comunitários e profissionais para analisar problemas, formular, desenvolver e avaliar ações sociais em comunidades e instituições, criando soluções com recursos disponíveis e pautados na realidade local. Cada pessoa ou grupo envolvido é autor da própria ação, passando a atuar como multiplicador, garantindo seu desenvolvimento social.

3 – Apoio técnico e financeiro a ações de Promoção da Saúde nas Comunidades
Apoio com recursos financeiros a 11 planos locais de ação de promoção da saúde formulados pelas organizações comunitárias no seminário “Construção Compartilhada de Soluções em Saúde”. Os planos locais de ação estão recebendo acompanhamento técnico para aprimoramento de ações, registro para monitoramento e divulgação.

4 - Produção de conhecimento, comunicação e divulgação dos resultados do projeto
Realização de ações de monitoramento e avaliação do processo de trabalho educativo para fins de produção de relatórios, produção de conteúdos para divulgação e cadernos específicos de sistematização do projeto. E ainda produção de newsletter, blog e outros materiais de divulgação do projeto Elos na comunidade e na empresa.

5 – Produção de Materiais Educativos e de Divulgação do Projeto
Adaptação e produção dos materiais educativos produzidos em “fichário” para formatos de mais fácil distribuição nas comunidades (cartilhas). Estes materiais educativos foram produzidos com participação de consultores especializados e representantes da Rede de Comunidades Saudáveis/RJ em oficinas promovidas pela agência de publicidade Significa, representando um esforço coletivo para desenvolvimento de conteúdos, linguagem e formatos pedagógicos.