quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Oficina “Ferramentas para o trabalho comunitário” discute tema Terceira Idade

Em continuidade ao ciclo de oficinas voltadas para o fortalecimento das estratégias e ferramentas para o desenvolvimento do trabalho comunitário, realizamos, no dia 25 de agosto, mais um encontro com as lideranças participantes do projeto. Desta vez, o tema do encontro foi Terceira Idade.

O objetivo foi discutir aspectos relacionados ao envelhecimento e como o “agente de promoção da saúde” pode, através da sua inserção na comunidade, trabalhar com essa faixa etária. 
  
Para fomentar a discussão, realizamos um cine-pipoca utilizando um vídeo da Maleta Saúde, organizada pelo Canal Futura, intitulado “Saúde e Terceira Idade”. O vídeo integra um conjunto de materiais educativos entregue aos participantes do projeto para facilitar o trabalho com grupos. Após a exibição do vídeo, debatemos sobre o significado de ser idoso nos dias atuais, a percepção da sociedade sobre os idosos, como lidar com as mudanças físicas que a idade gera e como trabalhar as questões da vida social que a velhice apresenta.

"Eu quero chegar na terceira idade, por isso procuro aprender sempre com os idosos. Nas minhas rodas de conversa, busco sempre misturar as faixas etárias; percebo que isso melhora a convivência entre diferentes gerações", disse Lúcia Bento, do Casmu (Mato Alto), durante a oficina.

Nenhum comentário: