quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Gravidez e cuidados com o bebê foram os temas da oficina “Ferramentas para o trabalho comunitário” em setembro

Foi realizada, no dia 23 de setembro, a oficina “Gravidez, parto e puerpério”, visando abordar questões conceituais destes períodos e propor reflexões sobre o papel das lideranças comunitárias no cotidiano das mulheres moradoras de comunidade, já que, por vezes, atuam como referência para o trato das questões de saúde da mulher, relacionamento familiar, cuidado com o bebê, etc.

A atividade foi desenvolvida pela assistente social residente em Saúde da Família Cyntia Guerra, que destacou como importante ferramenta para o trabalho comunitário o aconselhamento - uma ação que possibilita abordar diversos aspectos relacionados ao tema trabalhado, como: acolhimento/ carinho, cuidados durante a gestação, alimentação saudável, prática de atividade física, modificações corporais durante as fases da gestação, troca de experiências, preparação para o nascimento do bebê etc.

Questionados sobre o papel de cada um - homem, mulher, família, comunidade e sociedade em geral - no momento da gestação, os participantes relataram mudanças positivas no comportamento de alguns homens e reforçaram a função de apoio que as lideranças comunitárias oferecem:
  
“O papel da comunidade é apoiar”, disse Ieda Paiva, da Associação de Mulheres de Vila Kosmos.
Apoiar e também estar próximo para tirar dúvidas e acolher. Esta é a opinião de Aparecida Ribeiro, do Movimento de Mulheres de Parque Horácio:

“Pra mim o papel da comunidade também é educar. Às vezes, a mãe está se sentindo muito sozinha, às vezes o seio machuca e ela não sabe o que fazer, às vezes não sabe como dar banho no bebê. Nosso papel, enquanto liderança comunitária, é ajudar, ensinar”, disse.



Nenhum comentário: